sexta-feira, 7 de março de 2014

A fotografia ajudando a trabalhar o CBC de Geografia

Queridos professores,

Através de fotos/imagens apresento uma maneira diversificada em trabalhar os conteúdos básicos comuns (CBC) de Geografia.

Desta forma, intitulado “a fotografia ajudando a trabalhar o CBC de Geografia”, proponho algumas atividades dinâmicas que irão instigar o desejo discente. Afinal, “fotografar é um modo de comunicar e informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem visual fotográfica além de ser mais forte não é determinada por uma língua padrão, não precisando assim de uma tradução, uma vez que o diferem são as interpretações.”


O que se pretende com as sugestões apresentadas é instigar a criatividade quanto ao trabalho docente. Assim, o professor é “livre” para propor atividades que sejam acordadas à realidade de sua escola, bem como adaptá-las a outros tópicos do CBC que não os apresentados.

Aproveitem!!!!! Tenho certeza que os alunos vão adorar!!!!

Bjos,
Eliana

Produzindo legendas sobre as fotos:
·         Escolha um tópico do CBC. Sugerimos: turismo, lazer, segregação espacial, globalização, enfim, praticamente todos os tópicos poderão ser trabalhados. Para tal peça ao professor de Geografia que lhe informe os tópicos do CBC de Geografia ou simplesmente lhe entre um CBC, este pedido poderá ser realizado a especialista, entretanto, seria interessante pedir orientação ao professor sobre qual tópico está sendo trabalhado em sala de aula.

·         Leve os alunos à sala de informática da escola, caso não haja computadores a todos os alunos ou você encontre alguma dificuldade nesse sentido, leve recortes de jornais e revistas e distribua aos alunos. Você poderá sugerir que levem esses jornais/revistas ou verificar se há na escola esse material para recorte.

·         Solicite aos alunos que criem uma legenda sobre as fotos e depois monte um mural com as legendas produzidas.

·         Promova a apresentação dessas legendas pelos alunos. Solicite que façam comentários sobre suas legendas.

·         Aproveite para trabalhar vários assuntos com esta sequência. É possível fazer um ótimo trabalho mesmo que os alunos sejam menores, apenas contextualize acordado ao ano de escolaridade.


Com qual imagem me identifico
·         Sugerimos que trabalhe os tópicos: lazer, turismo, segregação espacial, paisagens do cotidiano, enfim, vários tópicos. Use sua criatividade!

·         Dividir os alunos em grupo. Em seguida, apresente as imagens/fotos (recortes de jornais/revistas, internet, entre outros) do tópico escolhido aos alunos. Disponha-as em lugar visível. O quantitativo de fotos fica a seu critério, paute-se no quantitativo de alunos.

·         Convide os alunos a observarem as fotografias em silêncio e escolher aquela com que melhor se identificarem.

·         Em seguida, o grupo deverá optar por apenas uma foto/imagem e realizar seus comentários sobre ela. Os demais participantes poderão interferir, fazendo perguntas.

·         Quando você optar pelos tópicos turismo e lazer, enfatize os locais de turismo do município/estado e lazer frequentados pelos alunos. Quanto à segregação espacial, trabalhe as regiões e pessoas segregadas do município/estado/pais. Referente a paisagens do cotidiano tenha foco nas paisagens do município. Enfim, sua proposta será melhor enfatizada quando abordado o meio de vivência do aluno.


Textos através de fotos antigas
·         Sugerimos os tópicos: território e territorialidade e paisagens do cotidiano. Use a criatividade!

·         Solicite aos alunos que tragam fotos antigas de locais da cidade e/ou de sua cidade natal. Oriente-os a pedir aos pais essas fotos, pois mesmo sendo fotos de arquivo pessoal, certamente, alguns locais da cidade estarão nas fotos. Você poderá ainda levar os alunos a Casa da Cultura do município e/ou biblioteca, para observação dessas fotos.

·         As fotos deverão ser comentadas pelos alunos quanto ao que está retratado na foto, porque a escolha da foto, entre outras perguntas.

·         Posteriormente, os alunos deverão escrever um texto relatando a imagem daquela foto. Sugestão: poderão relatar a imagem da foto comparando-a com as mudanças ocorridas no espaço. Esta ação será possível caso a foto seja de um espaço conhecido.


Foto dos alimentos regionais
·         Sugerimos os tópicos: cultura e natureza. Use a criatividade!

·         Promova, na sala de informática, uma pesquisa sobre os alimentos típicos regionais. Sugestão: você poderá, inicialmente, trabalhar os alimentos de Minas Gerais e, posteriormente, os demais estados brasileiros.

·         Posteriormente, oriente os alunos à criação de um mural e a apresentação aos colegas.

·         Se possível leve alguns alimentos para sala de aula para degustação.


Montando uma linha do tempo sobre a história de sua família
·         Sugerimos os tópicos: cultura e natureza. Use a criatividade!

·         Os alunos deverão trazer fotos da família (vários momentos em família).

·         Em seguida, montar uma linha do tempo sobre a história de sua família. Isto será feito através da colagem destas fotos em cartazes com as respectivas datas.

·         Posteriormente, adaptar cada foto a um texto explicativo da mesma. Colar os cartazes na sala de aula.


Trilha cultural
·         Propor uma trilha com os alunos pela cidade para observação de prédios, monumentos históricos, praças, enfim, o que julgar necessário para discussão posterior sobre as mudanças ocorridas nesses pontos.

·         Organizar com os alunos os locais por onde devem passar. Sugestão: divida a turma em grupos e determine cada ponto a ser observado.

·         Os alunos deverão fotografar os pontos de pesquisa. Posteriormente, imprimir ou apresentar em slides.

·         Proponha uma pesquisa, na biblioteca, museu ou internet, de imagens/fotos dos locais fotografados pela trilha na cidade.

·         Os alunos deverão, através de cartazes e/ou power point, apresentar as imagens fotografadas e pesquisadas e relatarem os processos de preservação e de depredação desses locais.

·         Oriente os alunos para que façam esse relato por escrito e oral.


Fonte: http://wata-eh-legal.blogpost.com.br/2008/05/dinmica-foto-preferida-integracao-do.html